O que é um resumo científico?
O resumo técnico-científico, segundo Severino (2002), consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico (livro, artigo, dissertação, tese etc.) e tem a finalidade específica de passar ao leitor uma ideia completa do teor do documento analisado.
Resumo Simples
O Resumo Simples nada mais é do que um texto curto, o qual é desenvolvido a partir da inserção das principais informações, conceitos e ideias retiradas de um estudo, pesquisa, artigo ou obra.
A linguagem exigida para este tipo de produção deve ser ativa, com verbos conjugados na terceira pessoa do singular e buscando manter um discurso indireto.
No que tange a estrutura de um resumo simples, fique sabendo que ele pode apresentar configurações diferentes, dependendo da universidade, revista, evento ou instituição ao qual será submetido, já que essas instituições tem autonomia para mudar as exigências para elaboração desse tipo de produção.
No entanto, se formos considerar as determinações da ABNT, um resumo simples tem uma proporção de palavras que gira em torno de 300 a 500 palavras. É importante que o autor do resumo não ultrapasse esse limite, certo?
Em alguns casos, se você estiver produzindo seu resumo simples para eventos ou revistas, ele pode ser recusado pelo simples fato de você ter escrito mais palavras do que o exigido.
Apesar de ser um texto curto e com poucas palavras existem alguns elementos que são imprescindíveis para este tipo de produção e, além disso, existe uma ordem pré-determinada para a organização deles.
A ordem é basicamente essa:
- Título;
- Texto do Resumo (em parágrafo único);
- Palavras-chave.
Resumo Expandido
Resumo Simples e Resumo Expandido possuem alguns pontos similares, ou seja, o resumo expandido deve conter, assim como no simples, os pontos iniciais de um documento originário.
Porém, no caso do resumo expandido, como o próprio nome já menciona, teremos uma produção textual um pouco maior, contando com elementos adicionais, tais como a inclusão de referências bibliográficas e linguagem com outros estudos ou textos da área.
Basicamente, você deve conceber um resumo expandido como uma versão um pouco menor do trabalho original ou da pesquisa.
Esse tipo de material tem grande difusão no âmbito acadêmico, então a tendência de você ter que fazer pelo menos uma produção dessas é muito alta.
Cuidado com a questão de coesão e coerência na hora de elaborar este tipo de produção. Como estamos lidando com um texto que busca sintetizar uma ideia, é preciso que a nossa escrita seja o mais clara possível.
No que tange a extensão de um resumo expandido, assim como apontamos no resumo simples, isso pode variar de uma instituição para outra.
Mas, na grande maioria dos casos, os resumos expandidos tem entre 4 a 7 páginas de extensão, e salientamos mais uma vez a importância de nunca exceder o limite imposto pela instituição, evitando que seu trabalho seja recusado/reprovado.
No quesito submissão do trabalho, você já sabe que as regras podem variar de uma instituição para outra, mas conforme estipulado pela ABNT, o resumo expandido deverá contar com a seguinte estrutura:
- Título do trabalho;
- Resumo Simples;
- Palavras-chave;
- Introdução;
- Resultados;
- Tabelas ou imagens;
- Conclusão/ Considerações finais.
Créditos da publicação: Aluno Expert